quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Para as Garotas que Amam Mostrar seu Corpo nas Redes Sociais


Queridas Garotas,

Como alguém que te segue no Facebook, vê suas fotos no Instagram, e ver as coisas que você Pin nas raras vezes que eu estou no Pinterest, eu acho que posso dizer que eu meio que sei quem você é.

Você é inteligente e você é muito capaz. Você ama fazer bolos e cozinhar e compartilhar suas boas receitas. Vocês são jovens mães,  novas esposas, estudantes universitárias, felizes solteiras, ou uma sobrevivente de cada dia. Você ler e você canta, você trabalha e viaja. Você gosta de estranhas músicas ou populares programas de televisão. Vocês são rainhas de rodeo,são comentaristas de  política, experts em coques de cabelo, vencedoras, incríveis fotógrafas, e você pode fazer coisas com aquarelas que simplismente me encantam. Você é a próxima J. K. Rowlings, Elizabeth Candy Stantons, e Clara Bartons. Vocês são minhas amigas e de quem eu quero ser amiga.

Vocês são todas essas coisas, e ainda assim, como alguém que te segue, te ver e te nota, eu fico um pouco desanimada com as coisas que você posta às vezes.

Você tira várias selfies e as compartilha. Eu me importo com isso um pouco. Eu também sou suspeita em relação a tirar selfies. Você usa roupas legais ,passa uma boa maquiagem e  tem um cabelo legal também,e sim, eu me comparo às vezes com você, mas eu não acho que isso tem haver com você. O que eu noto vai além disso. Alguma de vocês têm parado de compartilhar sobre suas experiências de viagens, suas aventuras, e sua vida comigo  e em vez disto vocês têm postado fotos do seu rosto que cobrem a tela toda com legendas do tipo : A Espanha é linda nesta época do ano! #amando". Você tem parado de compartilhar citações inspiradoras que você encontrava no Pinterest,aquela que se adequava a todos, independente de tamanho ou cor,e em vez disto você tem postado fotos dos seus lábios ou dos seus cílios com legendas do tipo : "Viva a vida ao máximo! Sonhe alto!". E isso não é um grande problema, mas é um grande indicativo de uma dificuldade que eu tenho visto acontecer com meninas de diferentes realidades e que estão enfrentando agora ; a necessidade de ser fisicamente admirada.

Está carta é para todas nós,mas especificamente para a garota que tem criado um museu virtual sobre sua anatomia. E para a garota que é obcecada com a curva dos seus seios ou com a distância de seus quadris.  É para a garota que quer atenção,boa, ruim, ou qualquer uma, que quer que a tratem como um Monet, que a trate como uma filantropista ao tirar fotos do seus bumbum com calça de ginástica e ao dizer a outras mulheres: " Se você quiser isto,corra atrás." É para a garota que publica partes do seu corpo no instagram para um grupo de telespectadores sem graça, e estranhos incentivadores, que se unem em harmonia para postar comentários como:

"Você é perfeita"
"Onde você mora?"
"Isso é maravilhoso"
"Muito liiindaaaaaaa, meuuuuu amooooor"
"Posso casar com você? prometo te amar para sempre"
"Nossa"
"Faria qualquer coisa por você"

Acho que nos mulheres estamos criando e ignorando um sério problema social,um que nos evitamos por muito tempo e que temos culpado outras pessoas por ele, e estar mais que na hora de termos algumas garotas falando sobre o que nos estamos fazendo com o nosso corpo.

Nos vivemos num mundo que consome,usa e vende o corpo estilo garotas da Victoria Secret como mercadoria. Eu sei que você já viu isto - quadris curvilíneos, cintura estreita, seios largos, partes expostas. A garota por dentro deve ter um expressivo e lindo rosto, mas o ávido homem de negócios que vende o corpo dela tá mais preocupado que vejamos da boca dela pra baixo. Ela está em todas as televisões, cada filme, cada revista e cada livro que preenche as pratileiras de baixa cultura. As pessoas a amam e compram sanduíches, video games, e ingressos de cinema só por causa dela. As pessoas pagam para vê la mecher, como se ela fosse um cavalo de corrida estabelecido ali para ganhar mais uma coroa.

Mas as pessoas também a odeiam e escrevem cartas de odio para ela.

A triste realidade ,contudo, é que a mulher objetivada que nos temos alimentado através desses anos está mais ligada ao nosso amor próprio do que nos imaginamos. Ela ecoa no Facebook,Instagram e Pinterest. Ela esta escondida em  fóruns que chamamos de " fitness". Ela é adorada por nos, imitada por nos, e erotizada ,sim,por nos.  E ela não está bronzeada e magra e sempre parecendo bem num biquíni.

Ela se parece como nós.

Nos, a pequena e esguia,a magra e a cheia de curvas. Nos, as com sobrepeso, com ossos largos e magros. Ela se esconde atrás de nos garotas que clamam pela beleza natural e pelo amor próprio mas que ainda não criou a coragem de postar uma selfie sem estar alterada. Nos que dizemos umas as outra que uma mulher não é definida por seu corpo, mas que ainda assim,prolifera a internet com fotos desse jeito.

Nos mulheres estamos objetivando este tipo de mulher tanto quanto,se não mais, que Hollywood e a própria sociedade. Não acredita em mim? Olhe no seu Instagram!

Muitas de vocês , de alguma forma, têm acumulado milhares de seguidores que vem assitir enquanto você corta a imagem do seu corpo para se encaixar em pequenos quadradros. Muitas arriscam tudo, alimentadas pela sede de ter amigos e familiares e interesses amorosos dizendo tres palavras de grande significado: " Você está Ótima". Algumas estão fantasiando a si mesma com selfies, se tornando uma Mona lisa virtual com toda uma história por trás do seu sorrisso  enquanto que na verdade ninguém está nem aí pra ele, porque na verdade eles estão todos admirando seu corpo. Porque você está fazendo isto, outras garotas também estão fazendo isto, e você esta dando permissão ao mundo de nos tratar como se nos só fossemos boas quando expomos nossa pele ou partes do nosso corpo.

Sinceramente, eu estou ficando doente e cansada de estar esperando que nos sejamos admiradas por quem nos somos, mas sentindo que isso não é mais tão importante para nos. Parece que nos estamos nos direcionando pela necessidade ,não mais de ser ouvidas, mas de sermos vistas. Nos clamamos que nos não queremos ser " mais um rostinho bonito" mas nos não parecemos estar nos comportando de forma diferente.Nós não somos as vítimas indefesas em um mundo que ataca o corpo das mulheres, não quando nós  somos obsecada sobre o corpo da nossa vizinho Atlética, não quando nós coletamos imagens de partes do corpo para chamarmos de inspiração, não quando ficamos com mais orgulho na forma como nosso corpo aparece  em fotografia do que quando nós buscamos fazer do mundo um lugar melhor, e não quando se justifica tudo isso, dizendo "é o meu corpo, e eu vou fazer o que eu quiser com ele." Não me diga que nós somos inocentes quando nós não nos importamos sobre o quanto sabemos, o quão duro trabalhamos, ou quão grande nós podemos sonhar; Não me  diga que nao damos nenhuma importância em quao gentis somos com as pessoas que não são amáveis conosco, ou como nós somos corajosos ,ao em vez de se preocupar em quao atraentes nos parecemos em uma foto.

Queridas garotas que amam expor seu corpo nas mídias sociais, você é mais do que seu corpo! Pelo o bem de todas nos, e pelo bem das que ainda estão por vir, pare de agir como se você não fosse!

Eu não quero ver seu lindo rosto todo o tempo. Eu quero ver como você está vivendo sua vida. Eu não quero ver aqueles definidos abdmomes e aquelas coxas delineadas na sua página do Pinterest com a esperança que um dia serão seus. Eu quero ver você aceitando você mesma trabalhando por uma melhor versão do seu corpo porque você se sente melhor assim. Eu não quero ver seu bumbum em calças de Yoga. Eu quero ver você dando duro e arrebentando naquele super teste da escola/faculdade, ou com aquela provação ou dificuldade que você está tendo. Eu não quero ver você mudando os ângulos das suas fotos. Eu quero ver você mudando o mundo.

Você não é algo pra ser consumido por outra pessoa. Você é uma mulher e sua beleza não é superficial. Então porfavor. Tire aquela Selfie. Não deixe que isso te pare. Porfavor, celebre seu corpo. Não pense que eu estou pedindo pra você não fazer isto. Só lembre-se que nenhuma Selfie pode capturar o seu verdadeiro 'eu', algo que esta além da beleza e que não tem a ver com o quê mas sim com quem. A celebre! A ame! Não deixe ninguém esquecer que ela, não o pacote em que ela vem, vale muito a pena.

Queridas Garotas, porfavor, pare de nos classificar.
Comece a lutar conosco.

Com amor,
Eu.

Texto de Arianna Rees, do Blog I go by Ary.




Um comentário: