segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Desintoxicação de Facebook

Texto por Karyny Belo

Nos últimos meses notei que eu estava ficando muito 'pilhada' quando entrava no Facebook. Incomodava me o fato de eu ver tanta mentira, hipocrisia, pessoas querendo gerar polêmica, pessoas querendo causar discórdia, querendo fingir ser o que não são, e eu estava vendo tudo isso através da tela do meu celular e me perguntando : Por que eu ainda tenho essa conta no facebook? Por que eu insisto nisso?

Até minha irmã notou que meu humor mudava toda vez que eu entrava no Facebook.

Após lê um artigo publicado no blog Pequena Pinup, sobre um desafio que a Renata se propôs a fazer á si mesma de não utilizar o Facebook por um mês, senti me inspirada a parar e reavaliar a influência que as mídias socias têm tido na minha vida. Criando uma meta pessoal de me desligar do Facebook, por um tempo.

Primeiro, como este vídeo bem exemplifica :

Existe uma atuação contínua no Facebook. As pessoas estão mais preocupadas em aparentarem serem perfeitas e em terem uma vida perfeita, do que realmente viver os bons momentos da vida, ou de experenciar coisas novas. 




Muitas vezes me peguei  no Facebook não fazendo nada. E você deve se perguntar se isso é possível: 'não fazer nada'. Sim, te digo que é possível sim. Ficar vagando aleatoriamente numa rede social, só para ver se há uma foto nova de alguém,ou se alguém mudou o status de relacionamento, pra mim, é considerado não fazer nada. Então, foi aí que tudo fez sentindo. Ou melhor, não fez sentido. Usar uma rede social para implantar mentiras na mente dos outros é algo saudável? É algo que eu queira fazer parte ? É algo que eu quero pra mim?

Segundo, o problema com a falta  de comunicação real.

Notei que nas últimas três postagens do Elder M Russel Ballard, em sua conta de Facebook, ele fala da preocupação que tem tido sobre as armadilhas presentes nas redes sociais. Ele diz, claramente, que se não utilizarmos essas redes sociais de forma sábia e coesa, nós nos tornaremos seus servos!

'Dispositivos portáteis, como smartphones, são uma bênção, mas também podem nos distrair de ouvir a "voz mansa, pequena". Eles precisam ser nossos servos, não nossos mestres.
Por exemplo, se você compartilhar idéias inspiradoras nas mídias sociais, seu smartphone é um servo. Se você aleatoriamente navegar na internet, seu smartphone é um mestre.
É importante estar quieto e ouvir e seguir o Espírito. Nós simplesmente temos muitas distrações para captar nossa atenção, ao contrário de qualquer outro momento na história do mundo. Todo mundo precisa de tempo para meditar e contemplar. '

'Como um Apóstolo, eu lhe faço uma pergunta: Você tem algum tempo de silêncio pessoal? Eu me pergunto se aqueles que viveram no passado tiveram mais oportunidades do que nós agora para ver, sentir e experimentar a presença do Espírito em suas vidas.

Aparentemente, à medida que o nosso mundo fica mais brilhante, mais barulhento e mais ocupado, temos um maior desafio de sentir o Espírito em nossas vidas. Se a sua vida é vazia de tempo de silêncio, você começaria esta noite a procurar por algum?'

'Você pode considerar se perguntar, honestamente, quanto tempo você gasta todos os dias em seu telefone celular ou tablet, não incluindo escola ou trabalho da Igreja?
Seu uso é apropriado, e eles são uma bênção. No entanto, quando os smartphones começam a interferir com nossos relacionamentos com amigos e familiares - e ainda mais importante, com Deus - precisamos fazer uma mudança. Para alguns de vocês, o ajuste será leve; Para outros, pode ser significativo.
Também estou preocupado que o excesso de mensagens de texto, Facebooking, tweeting, e Instagramming estão substituindo  o fala á fala diretamente uns aos outros e a fala em oração com o nosso Pai Celestial e pensando sobre as coisas que mais importam na vida.
O que eu aprendi mais na minha vida veio de ouvir aqueles com grande experiência, aqueles que tinham vivido mais tempo e aprenderam muitas coisas importantes que eu precisava saber. Porfavor, aproveite para visitar e conversar  mais com sua família.'

Como o Elder Ballard bem falou, não há problemas em utilizar as mídias sociais, afinal elas são uma bênção em nossa vida, o problema está em permitir que o seu mal uso afete nossos relacionamentos com nosso Pai Celestial e àqueles que mais importam.

Terceiro, o lado positivo de tudo.

Fazemos parte de uma geração Milenar! Uma geração rodeada de informações, bombardeada diariamente pela tecnologia e acelerada pelo desenvolvimento contínuo.

É necessário um filtro diário para saber o que edifica, e o que não edifica. E podemos fazer isso se buscarmos orientação segura e divina.

Gosto muito do discurso do Elder Bednar, 'Varrer a Terra Como um Dilúviu', onde ele explica sobre o impacto positivo das mídias socias,não só em nossa vida, mas principalmente na vida dos que não conhecem ainda o Evagelho.

'' Em 1862, Brigham Young disse: “Toda descoberta científica ou artística realmente verdadeira e útil para a humanidade foi dada por meio de revelação direta de Deus, embora poucas pessoas reconheçam esse fato. Foram dadas com o propósito de preparar o caminho para a vitória final da verdade e para redimir a Terra dos poderes do pecado e de Satanás. Devemos tirar proveito de todas essas grandes descobertas, e do conhecimento acumulado por eras, e proporcionar a nossos filhos o benefício de todo conhecimento útil, a fim de prepará-los para seguirem adiante e fazerem sua parte eficazmente neste grandioso trabalho” (Discourses of Brigham Young, sel. John A. Widtsoe, 1954, pp.18–19).''

Depois de me afastar do Facebook por uma semana( não foi um periodo tão longo assim,eu sei, mas foi o suficiente para muita ponderação), percebi que eu podia, sim, continuar usando esta ferramenta. Porém, de uma forma diferente, com um foco diferente.  Elder Bednar disse :

''O Senhor está acelerando Seu trabalho, e não é coincidência que essas invenções e inovações poderosas de comunicação estão ocorrendo na dispensação da plenitude dos tempos. Canais de mídia social são ferramentas globais que podem influenciar individual e positivamente um grande número de pessoas e famílias. E acredito que tenha chegado o momento de nós, discípulos de Cristo, usarmos essas ferramentas inspiradoras de forma adequada e muito mais eficiente para testificar de Deus, o Pai Eterno, e de Seu plano de felicidade para Seus filhos e Seu filho Jesus Cristo, como Salvador do mundo, para proclamar a realidade da Restauração do evangelho nestes últimos dias, e para concluir a obra do Senhor.''

Quero poder ser real, primeiramente. Quero elevar, edificar e proclamar o que é bom em minhas redes sociais. Quero, também, poder ser um instrumento nas mãos do Senhor para proclamar Seu evangelho da melhor forma possível. Não irei retroceder, nem me limitar a usar os benefícios contidos nestas redes sociais,mas, com certeza, irei parar, refletir e analisar a mensagem que quero compartilhar e a que quero receber.




Nenhum comentário:

Postar um comentário