Esse é um tema Muuuuuuito discutido entre os jovens!!Então decidi colocar essa maravilhosa reportagem do site http://murilovisck.blogspot.com aqui.Espero que possa ajudar a todos a esclarecer esse tema,eu já fiz a minha escolha a um tempo mais é sempre bom se fortalecer!!!!
Muitos membros da Igreja já se perguntaram, em algum momento de suas vidas na igreja, se as bebidas de Cola (Coca-cola, Pepsi, American Cola e etc.) são ou não são proibidas pelos líderes da Igreja ou se não agrada ao Senhor tomarmos estes tipos de bebidas. Sabemos que beber bedidas de cola não é fator impeditivo para possuirmos uma recomendação para o templo. Então, porque tantos líderes da Igreja optam por não consumir essa bebida?
Apresentamos algumas citações de autoridades gerais da Igreja em pronunciamentos diretos sobre bebidas com cola. Cada citação vem acompanhada da respectiva fonte de origem. Leiam e tirem suas conclusões.
"Por favor, avisar a seus conselheiros, Bispos e Presidentes de Ramos que nenhuma pessoa digna deve deixar de receber uma recomendação para o templo por causa do uso de coca-cola-cola, chimarrão ou mate. Por outro lado elas DEVEM SER ACONSELHADAS A EVITAR ESTAS BEBIDAS”.
Elder Ted E. Brewerton - Setenta Emérito 05.dez.1979
“O chefe do departamento de saúde, Dr. Beatty, pediu-me para dizer aos Santos dos Últimos Dias que existem mais ingredientes prejudiciais na COCA-COLA do que existem no café. E digo aos Santos dos Últimos Dias e é meu direito dizê-lo, porque vocês cantaram quando esta conferência começou:
“Damos graças a ti Ó Deus por um Profeta, para guiar-nos nesses últimos dias; Damos graça por enviar o evangelho para iluminar nossas mentes com seus raios. Somos gratos por toda benção derramada por tua bondosa mão; sentimos prazer ao servi-lo e amamos obedecer a seu comando. Agora se vocês compreendem isto, eu não vou lhes dar nenhum mandamento, mas vou lhes pedir isto com favor pessoal e individual a mim; PARA DEIXAREM A COCA-COLA. O Senhor não quer que vocês usem qualquer droga que cria um apetite por si própria”.
Heber J. Grant, Presidente da Igreja – Conference Report-Abril de 1922.
“Pessoalmente eu não tenho conhecimento com relação ao conteúdo das bebidas com cola e portanto não posso dar um conselho perito. Contudo, eu tenho a declaração de um hábil químico, que as BABIDAS COM COLA POSSUEM CAFEÍNA o elemento tão dominante no café e outros estimulantes. HÁ UMA COISA QUE EU SEI, CONTUDO; ESTA BEBIDA ESTIMULANTE NÃO É SERVIDA EM MEU LAR, E NÃO IMPORTA ONDE EU ESTEJA; PESSOALMENTE EU A EVITO. Numa revelação ao profeta Joseph Smith foi dado a conhecer em sua época que esses dois estimulantes (café e chá) foram incluídos, mas que a revelação não era limitada neste conselho a apenas estas duas bebidas. Se os membros da igreja gastassem algum tempo para ler cuidadosamente o que o Senhor disse-lhes na palavra de Sabedoria, seção 89 de D&C e então ouvissem essas declarações eles seriam grandemente beneficiados”.
Joseph Fielding Smith – Pres. do conselho dos doze Apóstolos – set.1966
“Eu não bebo nenhuma bebida que possua COLA e minha esperança pessoal É QUE NINGUÉM O FAÇA”.
Spencer W. Kimball – Pres. da Igreja – Ensinamentos de Spencer W. Kimball.
“Contudo existem muitas outras substâncias que exercem um efeito prejudicial ao corpo humano, apesar de não serem especificamente proibidas pela palavra de sabedoria. Certamente a utilização de bebidas com cola apesar de não incluídas dentro do padrão aqui estabelecido, está em violação ao espírito da palavra de sabedoria. Drogas prejudiciais de qualquer natureza, estão na mesma categoria”.
Bruce R. McConkie – Membro do Quórum dos doze Apóstolos.
Importante salientarmos que Não estão disponíveis nos restaurantes e lanchonetes dos Templos da Igreja bebidas com cola e que é desaconselhado o uso, em qualquer atividade da Igreja, de refrigerantes a base de Cola.
"Outro problema que afeta os dentes é a erosão Ácida, a doença dos dentes do seculo XXI. A incidência de erosão dentária tem aumentado devido ao elevado consumo de bebidas gasosas (principalmente refrigerantes, e mais ainda os a base de Cola - "Esses produtos retiram minerais e amolecem a superfície dos dentes, o que pode causar a deterioração dental", afirma a odontóloga Roseane Borges de Lima, do Cir Premier - Hospital Odontológico de Brasília. ), aos quadros de regurgitaçãogástrica, que ocorre em pacientes portadores de doença dorefluxo gastroesofágico (também chamada esofagite de refluxo) e vômitos repetidos, que ocorrem em doenças como a bulimia(doença que pode ser definida como um distúrbio psiquiátrico caracterizado pela indução de vômitos, objetivando-se o emagrecimento) e o alcoolismo. A erosão resulta na perda do contorno fisiológico, normal do esmalte dentário e, em casos mais graves, pode culminar no acometimento, com destruição da dentina ou da polpa dentária, levando a necessidade de se tratar o canal do dente."
Por um profissional de renome da Odontologia.
Sobre erosão ácida nos dentes visite: http://www.erosaoacida.com.br
Bebidas de Cola pode causar osteoporose, problemas nos rins, problemas sérios nas gengivas e dentes, gastrite, úlcera, esofagite, além de outros problemas de saúde relacionados à cafeína e ao ácido fosfórico.
Difícil encontrar pessoas que não gostam de tomar Coca Cola/Pepsi, um dos refrigerantes mais consumidos do mundo, praticamente em todas as partes.
Exitem declarações feitas por médicos que entendem do assunto, mostrando que a coca cola/pepsi consumida excessivamente pode causar sérios danos a saúde.
Bebidas de Cola podem ocasionar uma grave queda dos níveis de potássio no sangue, os efeitos partem desde fraqueza moderada até paralisia muscular intensa. Existem alguns casos graves de pessoas em outros países que tiveram problemas por ingerir demais tal bebida, onde esses casos não são considerados raros e podem ocorrer com qualquer um que exceda no consumo diário de Coca Cola/Pepsi.
Mas os fabricantes da bebida em contra partida alegam que o consumo moderado de Coca Cola não traz riscos nenhum e é totalmente seguro (é claro que diriam isto).
Um novo estudo publicado no International Journal of Clinical Practice, citado pela BBC avisa que o consumo excessivo de coca-cola e similares pode levar a sérios problemas de saúde.
Para ilustrar a afirmação, os médicos contam o caso de um agricultor australiano que teve de ser hospitalizado de urgência com uma paralisia pulmonar, porque bebia entre 4 a 10 litros de cola por dia.
Outro exemplo envolve uma mulher grávida que consumia diariamente três litros daquela bebida, uma rotina que mantinha há seis anos, e que se queixava de fadiga, perda e apetite e vótimos persistentes. Um exame demonstrou um ritmo cardíaco irregular provocado pelos níveis baixos de potássio no sangue. Quando parou de beber colas, recuperou completamente.
De acordo com a BBC, os investigadores acreditam que estes casos não são raros.
Controvérsia sobre o uso de folha de coca
Apesar de a Coca-Cola Company negar há muito tempo, a agência antidrogas peruana, DEVIDA, disse que a companhia compra 115 toneladas de folha de coca do Peru e 105 toneladas da Bolívia por ano, para usar como ingrediente em sua fórmula secreta. Em 2005, na Bolívia, o presidente Evo Morales afirmou que a Coca-Cola usa a produção de coca na fabricação do refrigerante.
No Brasil, já há alguns anos a fabricante de refrigerantes Dolly vem brigando na justiça pela cassação do registro da Coca-Cola junto ao Ministério da Agricultura e recentemente um laudo do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal brasileira concluiu que a Coca-Cola usa folhas de coca como matéria-prima na fabricação do extrato vegetal (também chamado de mercadoria nº 05). O referido laudo diz o seguinte: …segundo os dados publicados na literatura científica […] as folhas de coca provenientes do vegetal cientificamente denominado Erytroxylum novagranatense, variedade truxillensi, cultivada no Peru, são utilizadas como matéria-prima na fabricação do extrato vegetal a partir do qual é fabricado o refrigerante Coca-Cola. (fonte: wikipedia)
Uso de crianças em propagandas
A Coca-Cola tem a política de evitar usar crianças menores de 12 anos de idade em suas propagandas, como resultado de um processo no início do século XX que alegou que a cafeína da Coca era perigosa para crianças. Apesar disso, mais recentemente, isto não fez a companhia parar de ter como público-alvo jovens consumidores. Além disso, não ficou claro que a Coca-cola é segura para o consumo de jovens e crianças ou até mesmo para mães grávidas.(fonte: wikipedia)
Controvérsia sobre danos à saúde a longo prazo
Muitos nutricionistas afirmam que "refrigerantes e outras comidas ricas em calorias mas pobres em nutrientes podem encaixar-se numa boa dieta", é de senso comum que bebidas como a Coca-Cola podem causar danos à saúde se consumidas em excesso, particularmente em crianças jovens, cujo consumo de refrigerante compromete, ao invés de complementar, uma dieta balanceada. Estudos demonstram que aqueles que bebem refrigerantes regularmente têm menos quantidade de cálcio (o que pode contribuir para a osteoporose), magnésio, ácido ascórbico, vitamina B2 e vitamina A. Não há informações disponíveis sobre a fonte financiadora de tais estudos.
A fórmula da bebida foi criticada por empregar quantidades consideráveis de ácido fosfórico e cafeína. No entanto, muitas destas críticas foram desmentidas pela companhia como mitos urbanos.(fonte: wikipedia)
Acusações da Dolly
A respeito do escândalo da Coca Cola, o presidente da Dolly chegou a ser ameaçado de morte por um ex-funcionário da Coca-Cola, mas que ainda prestava serviços à empresa, uma vez que não queria vender a empresa para a Coca-Cola. Tudo foi filmado e o material está disponível no site da empresa Dolly. Curiosamente, com exceção de uma única chamada na Rede Record e de programas da RedeTV!, onde a Dolly é a patrocinadora, nenhuma outra emissora de televisão noticiou o caso, polêmico, que possui inclusive material em áudio e vídeo como comprovação.(fonte: wikipedia)
Esperamos que essas citações possam ajudar você a tomar sua decisão a respeito do consumo de bebidas à base de cola.
Na minha casa esse tipo de refrigerante não tomamos em outros lugares. Também não tomamos mate porque acelera os batimentos cardiacos.
ResponderExcluirOutra coisa, no texto que vcs colocaram, acredito que uma frase saiu um pouco errada:"Importante salientarmos que estão disponíveis nos restaurantes e lanchonetes dos Templos da Igreja bebidas com cola e que é desaconselhado o uso, em qualquer atividade da Igreja, de refrigerantes a base de Cola."
Na verdade nos templos NÃO são vendidas bebidas a base de cola.